Os erros de SEO no e-commerce

Out 26, 2020

Para quem quer ter sucesso no mundo digital, o uso da estratégia do SEO é indispensável. O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Ter o domínio dessas técnicas é fundamental para o sucesso de um e-commerce, pois gera visibilidade, podendo levar sua marca para as primeiras páginas de buscadores como o Google, aumentando o tráfego e consequentemente, melhorando suas vendas.

De acordo com especialistas, os maiores erros que acontecem no SEO estão na maioria das vezes localizados na estrutura e na otimização on-page. Como nós da SmartEnvios não queremos que você cometa nenhum deles, fizemos uma lista com os erros mais comuns para que você os conheça, busque evitar ou corrija. Vamos juntos?

Falta de planejamento: Por diversas vezes já falamos sobre esse assunto aqui nos artigos da SmartEnvios. Mas, como ele é um erro muito recorrente e que pode levar o seu negócio ao fracasso, vale sempre a pena repetir sobre a questão do planejamento. Estruturar as estratégias de aplicação de SEO, é fundamental para que seu site tenha uma boa posição nas páginas de busca. Por isso, faça um planejamento prévio de SEO, crie links entre as seções de seu site, para que elas tenham uma maior conexão, garantindo um melhor posicionamento nos buscadores.

Páginas desatualizadas:  Deixar seu site sem informações atualizadas, com layout e fotos ultrapassadas, não são atitudes inteligentes. Essas ações fazem com que sua página fique obsoleta e nada eficaz, afinal um site sem movimentação não atrai clientes e não ganha destaque nas primeiras páginas de pesquisa. As dicas são:  Adeque sua página com as práticas atuais de SEO, produza e atualize sempre sua página com conteúdo relevante, dando destaque para os principais produtos e serviços de seu e-commerce, tenha um design profissional, uma página funcional e faça uso de imagens que chamem atenção e que seduzam seus clientes.

Ausência de boas descrições:  De acordo com o E-commerce Quality Index (estudo que avalia a qualidade do comércio eletrônico), mais de 70% dos entrevistados procuram outro site quando não encontram informações sobre o produto. Para o cliente, isso é muito desgastante e para o comerciante isso gera perda de venda, queda de faturamento, podendo chegar ao prejuízo. A falta de uma boa descrição, colabora e muito para que o seu SEO não ganhe destaque, diminuindo a possibilidade de seu site estar entre as preferidas na busca de informações. Sendo assim, invista numa longa (com conteúdo relevante) e atraente descrição de produtos sempre. Se quiser saber mais sobre esse assunto, leio o nosso artigo “Encante seu cliente com a descrição de seu produto”.

Indisponibilidade para mob: É cada dia maior o número de compras e pesquisas realizadas na internet através de dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma compra em lojas online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir o negócio.  Em segundo lugar, aparecem os notebooks (39%), seguidos dos desktops ou PCs (39%). Sendo assim, esses números deixam claro que o empreendedor precisa investir na criação ou adaptação do e-commerce para o mobile. O Google, por exemplo, já usa a compatibilidade de um site com smartphones e tablets como um fator de posicionamento. Ou seja, está mais que na hora de entrar na era Mobile, tornando os sites responsivos.

URLs complexas: Tudo o que você quer é que seu site tenha um alto índice de procura, pois isso gera venda e uma boa posição nos buscadores, não é? Então, facilite a experiência dos seus e dos futuros consumidores a partir de sua URL.

Quanto mais clara, explicativa e relacionada ao seu negócio, melhor para o e-commerce. URLs longas, cheias de números podem gerar desconfiança e ser um problema em sua estratégia de SEO para lojas virtuais.

Muitas palavras-chave: Já falamos que a alavanca da estratégia do SEO, conta com o uso de palavras-chaves. Mas, como tudo que é demais sobra, o uso em demasia pode ter efeito contrário. O uso repetido de palavras-chaves em um mesmo texto, pode incomodar os leitores e sinalizar ao mecanismo de busca que você quer manipular os resultados para aqueles termos. Uma maneira de driblar isso, é fazendo uso das palavras de uma forma natural, em alguns momentos usar também sinônimos e termos relacionados.

Hoje conhecemos alguns dos erros mais comuns de SEO. Também deu para notar que eles são erros que podem pintar em seu negócio ao mínimo descuido, por isso estar atento às mudanças do mundo virtual, para manter-se atualizado é fundamental. Aqui no Blog da SmartEnvios, você sempre irá encontrar artigos sobre temas em destaque da atualidade.

Você gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades. Aqui na SmartEnvios, você encontra os melhores serviços, o melhor envio e as melhores informações.

 Leia em nosso Blog o artigo “Como utilizar o SEO no E-commerce.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.