O WhatsApp a favor do e-commerce

Jan 04, 2021

As formas de comunicação mudam com muita velocidade e essas mudanças chegaram em todos setores, inclusive no comércio. Com o avanço da tecnologia, as formas de se conectar com os clientes estão cada vez mais modernas e intimistas. O que antes se fazia por carta, telefone, e-mail, SMS, agora pode ser realizado através de tecnologias como WhatsApp Business API, chatbots e inteligência artificial.

Mais de 2 bilhões da população global tem o aplicativo instalado em seu celular. O Brasil é um dos países do mundo que mais utilizam o WhatsApp, seja para agendar consultas, falar com familiares e amigos ou comprar produtos e serviços. Este quadro faz com que seja quase obrigatório que as empresas passem a se conectar com seus consumidores por esse canal. Por isso, neste artigo iremos focar na importância do uso do WhatsApp Business.


Além de facilitar e até mesmo baratear os meios de comunicação, essas tecnologias têm outras vantagens que beneficiam as empresa e clientes como: estar presente em um aplicativo usado pelo seu cliente; A resolução de problemas de forma mais assertiva; Proximidade da marca com o cliente e agilidade na comunicação; Aumento da confiança dos clientes.

Na SmartEnvios, essa tecnologia já é utilizada e traz muitos benefícios. Em nosso site, por exemplo, a comunicação através do WhatsApp está disponível no canto inferior direito. Basta clicar no ícone para entrar em contato com nossos especialistas.

Principais utilidades do WhatsApp para o comércio:

· Atendimento: Use o aplicativo como um canal direto para o cliente sanar dúvidas ou solicitar maiores explicações de maneira ágil e prática.
· Promoções/novidades: Ferramenta para envio de promoções e novidades que sejam atrativas para seu público.
· Acompanhamento de pedidos: Canal de informação sobre o status de seu pedido.
· Receber feedbacks: Canal para envio de mensagem de agradecimento pela escolha da marca e feedback sobre a experiência do cliente.

Vale ressaltar algumas condutas básicas que irão auxiliar na utilização correta desta ferramenta. Por exemplo, antes de incluir o seu cliente em sua lista de contatos do WhatsApp de sua empresa, peça permissão a ele. Essa simples atitude (e super importante), auxiliará a evitar fraudes e a compreender se o cliente tem interesse de conversar com sua marca pelo canal. Empresas que fazem o uso da ferramenta para comunicar promoções, novidades, descontos devem saber a medida certa deste contato e se atentar para os conteúdos enviados. É sempre bom ressaltar que o WhatsApp é o único meio de comunicação no qual os consumidores conseguem facilmente bloquear a empresa, caso ela esteja incomodando ou não esteja apresentando assuntos de seu interesse. Se uma empresa tiver uma alta taxa de bloqueios, ela será comunicada, podendo ter seus disparos bloqueados por tempo determinado ou até mesmo definitivamente. Por isso tomem cuidado
com os excessos! Se faça perguntas como: “Estamos sendo relevantes para os nossos clientes?”, “Estou disponível para ele no canal de sua preferência?”, “Quando meu cliente precisar vir até mim, sou rápido e eficiente nas respostas?”. Se as respostas forem sim, siga neste caminho que essa é a estrada certa. Porém, se o não aparecer em algumas delas, veja o que ou onde está falhando e redefina a rota rumo ao acerto.

Cuidados a serem tomados por quem usa o WhatsApp Business:

Peça permissão: Como dissemos acima, só envie mensagens para os clientes que
assim o permitirem. Caso contrário, eles poderão ver isso com uma invasão de privacidade. Além disso, reforce para o cliente que é possível cancelar o envio de mensagens por WhatsApp a qualquer momento.

Tenha horário de atendimento: Use a descrição do seu perfil no aplicativo para fornecer essa informação e deixe-a visível no seu site. Dessa forma, o cliente ficará ciente do horário em que este canal estará disponível, evitando frustrações.

Seja rápido: No horário definido para atendimento, esteja disponível e responda as mensagens com rapidez e agilidade.

Frequência e relevância das mensagens: Enviar mensagens todos os dias pode se tornar inconveniente. Encontre uma frequência que não o incomode. E ao disparar suas mensagens, mande apenas informações que farão a diferença para o cliente.

Mantenha o profissionalismo: Como se trata de uma ferramenta utilizada pelos clientes em suas vidas pessoais, muitos podem encarar as mensagens como uma conversa íntima. Sendo assim, estabeleça limites! Mantenha o contato próximo, mas profissional.

Tenha um aparelho de tecnologia avançada: Escolha um aparelho de
qualidade, que tenha uma boa conexão com a Internet, que não trave e
que lhe permita enviar fotos e vídeos de alta qualidade. Você pode optar
em utilizar o seu número pessoal ou ter um só para a loja. Recomendamos a segunda opção, por transmitir mais profissionalismo.

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de mais conteúdos e novidades. Aqui na SmartEnvios, você encontra os melhores serviços, o melhor envio e as melhores informações.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.