Logística Verde: O caminho para um mundo melhor

Out 21, 2020

Há tempos a sustentabilidade é um assunto discutido em todo o mundo. Devido aos grandes danos causados na natureza pelo homem, as grandes catástrofes e a conscientização de que uma mudança de comportamento é mais que necessária, as pessoas vêm buscando realizar ações menos agressivas à natureza, inclusive no meu empresarial. Motivada por isso, a Logística Verde tem sido cada vez mais buscada pelas empresas, com a proposta de manter suas atividades menos agressivas ao meio ambiente e mais controladas. A Logística Verde é uma prática que tem como princípio fazer uso de métodos mais sustentáveis, usando ferramentas e estabelecendo práticas capazes de explorar recursos com responsabilidade. Ela estabelece uma série de métodos para reduzir o descarte, evitando gerar lixo e, também, reduzindo a emissão de poluentes, em todos os processos da empresa, desde o despacho até o transporte, por exemplo.

Essa prática ainda está sendo introduzida nas empresas e alguns gestores ainda estão se acostumando com a Logística Verde. Aos poucos, os benefícios que essa prática traz junto consigo, ficam cada vez mais claros, passando a ser utilizado por mais empresas. Além da redução do impacto ambiental, que é a questão mais importante, a Logística Verde pode também trazer outras vantagens para a empresa, como por exemplo, a redução de custos nas atividades. Vale lembrar que isso está muito relacionado à maneira como os recursos são utilizados. Se uma empresa consegue retornar embalagens, resíduos, produtos inutilizados e outros materiais provenientes de sua produção, ela também pode reusar isso tudo, por exemplo. Essa postura gera cada vez mais o aproveitamento completo de toda a sua matéria-prima. Todo custo de investimento nessas políticas traz retornos e ainda gera uma economia sustentável também às finanças da empresa.

A preocupação e conscientização gera uma visibilidade positiva para a empresa, pois atualmente os consumidores têm estado cada vez mais atentos às ações das marcas, observando como essas se posicionam em relação a sustentabilidade. A empresa que está inteirada a isso, que procura melhorar os seus processos, adotando posturas menos agressivas para com a natureza, gera um marketing positivo para si e tende a conquistar mais consumidores. Mas, tenha em mente que toda e qualquer mudança em estrutura, deve ser estudada para que realmente traga mudanças e benefícios. Uma postura honesta e transparente é o que garantirá credibilidade no mercado.

Como posso aplicar a Logística Verde em minha empresa?

Gerencie o uso dos transportes: Faça um planejamento visando a redução de vezes que seu veículo circula na rua para realizar entregas. Repense também os tipos e modelos de veículos para realização de entregas. A redução do uso de combustíveis trará vantagens para a empresa e também para o meio ambiente.

Reavalie os fornecedores: Verifique como seus parceiros e fornecedores se posicionam com relação a sustentabilidade. Se os seus fornecedores não trabalham de forma sustentável, de algum modo o seu negócio é impactado, o que faz com que a sua logística não seja verde, na totalidade.

Repense o uso de embalagens: Analise os tipos de embalagens que sua empresa vem usando. O ideal é pensar em materiais que possam ser reciclados e reaproveitados pela empresa. Caso os materiais utilizados causem danos a natureza, como plástico por exemplo, trace estratégias para minimizar esse prejuízo. Algumas ideias para diminuir o impacto são: Retornar as embalagens para a empresa ou fazer o reuso delas, dentro ou fora da empresa.

Em resumo, vimos aqui no artigo do Blog da SmartEnvios que é muito possível pensar na implantação de ações sustentáveis para a empresa. Pequenas atitudes fazem grandes diferenças e geram benefícios para todo mundo.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.