Está no Marketplace? Evite alguns erros e tenha sucesso.

Jun 05, 2020

Todo mundo que ter sucesso nos negócios, não é mesmo? Como todos sabem, o mercado online é uma área que está em constante expansão, realidade essa que desperta atenção tanto em quem já está nele, quanto em quem quer entrar. Como dito anteriormente em nossos artigos do blog da SmartEnvios, o Marketplace é uma boa maneira de se inserir na área. Porém, é necessário ter cuidado para não cometer alguns erros comuns ou pelo menos minimizá-los.  E para te ajudar nesta missão, listamos alguns erros recorrentes que evitam ou atrasam o sucesso dos negócios na internet, para que você não os cometa e tenha sucesso em seus negócios.  

Erros comuns de usuários no marketplace:

·Depender de um único marketplace: Vincular o seu negócio a apenas um único canal de venda é um dos maiores erros que se pode cometer. Além de você limitar a visibilidade de seu produto, qualquer instabilidade do marketplace que sua marca está vinculada, pode causar grande prejuízo para o seu negócio. Opte por vender em mais de um marketplace ou até mesmo abrir um e-commerce para que eles trabalhem em conjunto. Essa ação aumenta suas chances de crescimento e de reconhecimento.

·Marketplaces são diferentes: Cada negócio é um negócio, os marketplaces também, e tratar todos como iguais é um grande erro. Cada um tem suas formas de funcionamento, políticas e regras, sendo assim é importante olhar esses e outros fatores na hora de escolher em qual colocará seu produto a venda. Para driblar esse erro faça a você mesmo as seguintes perguntas antes de iniciar uma integração:

- Esse marketplace possui o próprio serviço de logística?

- O nicho desse marketplace se encaixa no meu?

- Esse marketplace possui buy-box?

- A porcentagem cobrada nas vendas é cabível ao meu faturamento?

- Esse marketplace possui relevância no mercado?

·Controle de estoque ineficiente: Controlar o estoque manualmente e por planilhas também é um grande erro de muitos lojistas. Além de ser um procedimento que demanda tempo da sua equipe, as chances de ocorrerem falhas são maiores. Outro erro que muitos cometem é não utilizar códigos SKU nos produtos para ter um melhor controle de estoque. O SKU permite identificar seu produto em estoque com facilidade, evitando erros como envio de produtos incorretos e cancelamentos. O código EAN válido também é super importante e, usando corretamente, evita erros na expedição e no controle de estoque.

·Descrições incompletas: Descrições incompletas, desatualizadas e confusas causam má impressão para o consumidor e prejudicam o ranqueamento dos seus anúncios.  Quando as descrições dos seus produtos são de fácil leitura e entendimento, seu anúncio se venderá sozinho. Fazer boas descrições permite que o marketplace divulgue mais o seu anúncio e ele seja encontrado com facilidade na internet. Elas facilitam também a sua gestão nos marketplaces que permitem contato entre vendedor e comprador antes de fechar negócio. Isso evita que o comprador sinta necessidade de tirar dúvidas sobre o produto, fazendo dezenas de perguntas que tomam tempo da sua equipe. Então, descreva o máximo de informações que conseguir, apresente todos benefícios do seu produto, mostre o quanto ele será vantajoso.

·Imagens com qualidade ruim: Como já diria o famoso ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Na internet essa máxima é ainda mais verdadeira.  Por isso dizemos, não utilizem imagens de má qualidade ou que não sejam exatamente de seus produtos para ilustrar o seu anúncio. Invista em suas próprias imagens, isso passa credibilidade e profissionalismo aos seus clientes. Se puder, contrate um profissional para realizar suas fotos mas caso isso não seja possível, busque dicas para obter melhores imagens com suas câmeras amadoras ou até mesmo smartphones.

·Depender de uma única transportadora: Deixar o poder de entrega de cargas na responsabilidade de apenas uma transportada, é no mínimo arriscado. Inúmeras situações podem ocorrer que podem te prejudicar e abalar sua relação com o cliente. Por isso é interessante criar parcerias com transportadoras diferentes, como exemplo, a SmartEnvios, onde você ganha autonomia sobre seus envios. Na SmartEnvios você encontra as melhores transportadoras do Brasil, os fretes mais competitivos e a certeza de que terá o melhor envio de sua carga.

·Não utilizar automação: Não ter um sistema de integração para automatizar a empresa é o maior erro cometido por muitos vendedores. A automação tem muitos benefícios, como o aumento da produtividade da equipe e a diminuição dos erros na expedição. Com isso, você consegue gerenciar melhor e, consequentemente, vender mais. Para quem vende em marketplace, o ideal é utilizar dois sistemas diferentes, o HUB e o ERP. O HUB tem a função principal gerenciar seus marketplaces, desde o cadastro de produtos, atender clientes, gerenciar pedidos, dentre outros. Já o ERP tem como objetivo gerenciar sua empresa em quesitos fiscais, como a emissão de notas fiscais.  Utilizando os dois sistemas, você terá um gerenciamento amplo e ágil de suas vendas.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.