Encante seu cliente com a descrição de seu produto

Out 21, 2020

Quando estamos fazendo pesquisas para compra de um produto, queremos saber todos os detalhes relacionados a ele, não é mesmo? Se entramos em uma loja virtual, encontramos o produto que queremos, mas não conseguimos saber nada ou muito pouco sobre ele, a tendência é abandonar aquele site e buscar algum outro que nos forneça mais informações. De acordo com o E-commerce Quality Index (estudo que avalia a qualidade do comércio eletrônico), mais de 70% dos entrevistados procuram outro site quando não encontram informações sobre o produto. Para o cliente, isso é muito desgastante e para o comerciante isso gera perda de venda, queda de faturamento, podendo chegar ao prejuízo. Por isso, no artigo da SmartEnvios de hoje iremos falar sobre a importância das descrições de produtos.

Saiba que fazer uma boa descrição de produtos, com muitas e relevantes informações, imagens atrativas não é um trabalho simples e nem muito menos rápido. Mas, com toda certeza é um trabalho que traz resultados significativos, pois se feita de forma cuidadosa transforma a pesquisa em venda. A descrição deve ter as informações que o seu cliente precisa, afinal de contas a compra está sendo feita através de um e-commerce, não sendo possível estabelecer contato físico com o produto, sendo assim suprir a ausência do toque com detalhes é fundamental. Além de deixar o seu cliente contemplado e realizar mais vendas, uma descrição bem elaborada com conteúdo interessantes e as palavras-chaves corretas, alavanca o seu SEO (Leio no blog da SmartEnvios o texto “Como utilizar SEO no e-commerce) e colabora para sua entrada na primeira página do maior e mais procurado buscador, o Google.

Para se ter uma descrição diferenciadas e chegar ao topo, opte sempre por:

  • Seja Original: Busque por conteúdos exclusivos e originais. Textos copiados não são tidos como conteúdos relevantes pelo Google. Claro que você irá utilizar as informações dos fabricantes, mas vá além e incremente seu texto com conteúdos personalizados.
  • Quanto mais melhor: Textos longos (e com conteúdos relevantes, claro) também fazem a diferença para o Google. Existem dados de que os mais relevantes têm uma média de 500 a 1000 palavras. Mas, apesar de longo, seu texto não precisa e nem deve ser chato. Crie mecanismos para prender a atenção de seu público, encante ele com as palavras

  • PALAVRAS-CHAVE: Faça sempre o uso de palavras-chaves em sua descrição. Uma boa dica é utilizar aquelas mesmas palavras que você já tem costume de inserir em seus canais de comunicação para criar uma maior conexão. Pesquisar quais são as palavras-chaves mais utilizadas em seu nicho e aplicar em seus textos, também é uma ótima estratégia.
  • Imagens e vídeos: Uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Imagine então o poder que tem imagem, vídeo e palavras juntos? As imagens e vídeos devem sim também serem inseridas como recursos de descrição, inclusive elas agregam ainda mais valor, pois é uma maneira de aproximar o seu cliente de seu produto.

Uma maneira de ir afinando ainda mais as suas descrições e ouvir o que dizem e desejam os seus clientes, afinal de contas eles são o seu termômetro. Fique atento às dúvidas que aparecem com frequência, faça enquetes em seu site, redes sociais, busque entender o que eles querem, junte com o que é preciso e pronto, o sucesso está garantido.

Pode parecer óbvio, mas uma coisa é importante ser dita. Cada produto tem a sua especificidade, então atente-se aos detalhes do que você comercializa e não economize na informação. Por exemplo, se o produto de seu e-commerce são peças de roupas, coloque em sua descrição itens com as medidas das peças, cores disponíveis, tipos de tecidos usados para a confecção, modo de lavagem e secagem, entre outros. Você pode até incrementar e fazer combinações de peças de sua loja, quem sabe já alavanca até mesmo outra venda, não é mesmo?

Você gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades. Aqui na SmartEnvios, você encontra os melhores serviços, o melhor envio e as melhores informações.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.