Dia do Consumidor: prepare-se para a grande data do varejo.

destaque Fev 24, 2022

O Dia do Consumidor foi criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 15 de março de 1962. No Brasil, o evento ganhou vida em 2014. A data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra, tornando-se um evento importantíssimo para os e-commerces. Além disso, houve uma tendência em expandir a data para a "Semana do Consumidor" ou até mesmo o "Mês do consumidor" e as lojas passaram a oferecer uma semana ou o mês inteiro de promoções.

A seguir, listamos 5 dicas essenciais para te ajudar a se preparar para a primeira grande data sazonal do varejo:

1. Ofereça promoções atrativas

É essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes ao longo do período. Para atrair os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, sempre analisando as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir que as suas promoções estão competitivas. Lembre-se de calcular o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.

Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios: frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback, etc. O ideal é fazer promoções que sejam vantajosas tanto para os consumidores quanto para o seu negócio, para conquistar os clientes e garantir o seu lucro.

2. Invista na experiência do consumidor

Todos nós já passamos por uma experiência de compra frustrante, não é mesmo? Apesar do preço ser um fator importante para a conversão, cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas. Para garantir esses pontos, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais, preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia e rapidez.

Além disso, confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana. Se o seu consumidor tentar realizar a compra  mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.

3. Divulgue suas ações de forma estratégica

As pessoas começam as buscas pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja.

Vale investir em uma campanha específicas nas mídias pagas, utilizando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram. Porém, não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. Selecione produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores.

Você também pode fazer ações de engajamento nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo, aumentando a sua presença online e atraindo novos potenciais clientes para o seu e-commerce.

4. Preocupe-se com a fidelização dos clientes

A compra não termina no momento do pagamento. Por meio de ações de pós-venda, você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra futuras. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.

5. Tenha um bom aliado logístico

Do que vale estar preparado para vender muito se você não tem um bom aliado logístico para oferecer fretes competitivos, prazos diferenciados e suportar todas as encomendas dos seus clientes?

A SmartEnvios oferece uma plataforma logística com um leque de mais de 20 transportadoras parceiras e fretes extremamente competitivos, com prazos de envio atrativos, rastreamento das remessas, garantindo uma gestão completa dos envios. Além disso, nossos canais de atendimento são apoiados por profissionais altamente gabaritados. Todos possuem um vasto conhecimento na área de transportes e estão sempre prontos para ajudar, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado.

Contamos com uma tecnologia logística diferenciada, integração com diversas plataformas de e-commerce e diversos outros serviços e funcionalidades para aumentar e facilitar o seu controle logístico.

Se você ficou interessado, entre em contato agora mesmo com nosso time Comercial para saber mais sobre as nossas soluções: (16)  .

Se preferir, cadastre-se em nosso site e, em breve, entraremos em contato: www.smartenvios.com

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.