Como utilizar o SEO no e-commerce

Out 21, 2020

Atualmente as pesquisas são feitas quase 100% na internet, seja algum conteúdo ou produto, a fonte de pesquisa é a rede. Claro que o mercado foi compreendendo esse novo cenário, se adequando a essa tendência e buscando uma maneira de usá-la a seu favor. Eis então que surge o termo SEO “Search Engine Optimization” (em português a tradução é “Otimização para Mecanismos de Busca”). O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Ter o domínio dessas técnicas é fundamental para o sucesso de um e-commerce, pois gera visibilidade, aumenta o tráfego do seu negócio e consequentemente, melhora as vendas.

Um dos maiores desejos dos gestores de e-commerce, é que sua marca esteja de forma orgânica entre as primeiras sugestões dos principais buscadores como Google e o Bing. Isso pode acontecer sim, claro! Mas, esse trabalho demanda tempo, construção e muito estudo do cenário em que seu e-commerce está inserido, para que você consiga estar no topo.  Uma boa otimização de SEO para e-commerce começa com a escolha das palavras-chave desejáveis. A partir do momento em que uma palavra apropriada é escolhida, é possível gerar milhares de visitas ao seu site de forma orgânica. Mas, não são apenas as palavras-chaves que fazem a diferença na corrida ao topo. Existem outros pontos importantes para otimização de uma página.  Fizemos aqui uma lista para você mandar ver e chegar lá. Veja os principais abaixo:

1. Use URLs diferenciadas:  A URL indica do que se trata a sua página, por isso ela deve ser   relevante, atrativa, descritiva, clara e ter afinidade com a palavra-chave utilizada em sua página. Para facilitar o entendimento, insira hífen para separar palavras e deixar a URL mais legível. Usar essa tática auxilia na relevância, pois permite um maior tráfego de referência nos motores de busca e na linkagem, uma vez que URLs bem escritas auxiliam na ancoragem de textos quando os links são compartilhados em outros locais.

2. Esteja atento à concorrência:  Estar de olho na concorrência é uma ação comum e muito positiva para os negócios. Essa prática também existe no mundo dos SEO da concorrência, sendo conhecida como skyscraper. Ela é tão importante, que existem até aplicativos que auxiliam a localizar palavras-chave usadas pelo concorrente. Então, fique atento!

3. Invista no link: Existem duas formas de se fazer linkagem, a interna e externa.  A linkagem interna depende exclusivamente do produtor linkar outros textos e produtos internamente em seu site. A externa, por sua vez, refere-se à indicação da sua página por outros sites. Os buscadores se baseiam em diversos fatores para indexar as páginas, e essa indicação de links é uma delas. Assim, quanto mais sites confiáveis indicarem o seu, melhor será para o SEO da sua página.

4.  Invista na descrição de produtos:  A descrição do produto tem um valor importante no SEO. O que é mais comum de se encontrar, são descrições padronizadas, muitas delas fornecidas pelo fabricante e replicadas por vários sites. Porém, o que os buscadores mais valorizam são as descrições pessoais, claras e objetivas.

5. Otimize para Mobile: É um fato comprovado de que as pesquisas feitas em celulares já ultrapassam as de desktop, isso devido a crescente migração de usuários de smartphones, comodidade e facilidades que o mobile oferece. Portanto, ter um site que atenda a essa necessidade é fundamental para estar em destaque. Crie um site responsivo ou uma versão mobile para não deixar esse volume escapar.

Nos dias de hoje reconhecer o valor do SEO para e-commerce e entender que o cenário virtual muda muito de tempos em tempos, são atitudes fundamentais para se ter sucesso nos negócios. Não sabemos exatamente qual o rumo que o mundo online irá tomar nos próximos anos, mas temos a certeza e dados que comprovam, que a inteligência artificial e a evolução tecnológica terão cada vez mais influência sobre a forma como se busca informação na internet. Então, para se manter dentro das tendências, tendo sucesso, é necessário sempre se atualizar, buscar novas informações, conteúdos, para fazer a diferença nesta área tão disputada e inconstante.

Você gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades. Aqui na SmartEnvios, você encontra os melhores serviços, o melhor envio e as melhores informações.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.