Como escolher o software de gestão de frete

Out 26, 2020

O software de gestão de fretes é uma plataforma que fornece a inteligência de negócios aos empreendedores e gestores responsáveis por tomar decisões importantes, monitorando todas as etapas da entrega de uma mercadoria ao consumidor final. O uso dele traz vantagens como: controle centralizado de processos, melhor redirecionamento dos recursos e tempo, seleção de transportadores e cálculos automatizados de fretes, rastreamento de entregas, redução dos custos, entre outros.

auditoria de faturas e processo de aprovação de pagamentos;

Ou seja, a utilização desta ferramenta só trará bons resultados. Mas, para isso é importante fazer a escolha do software correto para o seu negócio, para que assim você consiga aproveitar dos benefícios trazidos por ele. Nós da SmartEnvios, queremos que você sempre faça a escolha certa. Pensando nisso, listamos algumas dicas para os principais pontos que devem ser analisados no momento dessa escolha. Vem com a gente!

Principais pontos para escolha do software de gestão de frete:

1.  A voz do cliente: Esteja sempre atento ao que os usuários falam. Consulte sites de reclamações, redes sociais, buscando tanto feedbacks positivos, quanto negativos.

2. Funcionalidades do sistema: Analisar a funcionalidade do sistema que será contratado é essencial. Conheça as funções, verifique se eles estão conectadas às necessidades e demandas da empresa

3. Fácil implementação: Você está buscando uma ferramenta para te auxiliar, não é mesmo? Sendo assim, busca um sistema que seja fácil de usar, adaptável ao seu negócio e que não necessite de grandes alterações nas estruturas dos processos.

4. Custo-benefício: Todo mundo quer economizar, claro! Mas ter apenas isso em mente pode ser uma armadilha. Portanto, não coloque o preço como principal critério na hora de escolher um software. Avalie o custo-benefício do produto que você irá adquirir, assim, você assegura que realmente ocorrerá uma diminuição de custo a médio e longo prazo, e não somente uma economia momentânea que pode gerar prejuízos futuros.

5. Qualidade do suporte oferecido:  É necessário observar se o gerenciamento de um serviço está ligado à expectativa do cliente. Sendo importante prezar pela boa relação entre contratante e prestador. É importante frisar que a prestação de serviços começa desde o primeiro contato, ainda quando a negociação está ocorrendo. As expectativas do cliente são os verdadeiros parâmetros para avaliar a eficiência do serviço. Entender quais são essas expectativas é fundamental para garantir o desempenho do serviço que satisfaça ou supere tais expectativas.

6. Armazenamento dos dados: Verifique como e onde a ferramenta guarda os arquivos, afinal de contas você vai armazenar todos os dados relevantes sobre a logística do negócio, como pedidos, relatórios de serviços, orçamentos, entre outros. Por isso, é importante verificar como e onde a ferramenta guarda esses arquivos.

Alguns sistemas usam armazenamento local, em servidores físicos que ficam na própria companhia. Contudo, essa não é a maneira mais segura, pois com uma simples queda de energia ou um ataque de hackers você pode perder todos os dados importantes do seu negócio.

Atualmente, a forma mais usada para o armazenamento é por meio da nuvem, podendo acessar as informações a qualquer hora, onde quer que você esteja, tendo apenas em mãos um dispositivo com internet.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.