As redes sociais como ferramenta de venda

Out 26, 2020

Definitivamente as redes sociais assumiram um papel muito importante em nossas vidas, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Web Index, empresa especializada em pesquisas, a América Latina é campeã no uso de redes sociais no mundo. Diariamente, as pessoas gastam uma média de 212 minutos nas mídias. Uma vez que ela está tão presente de forma geral nas rotinas, a rede social já virou também um canal de negócios consequentemente. Sabendo disso, os empreendedores do mundo digital devem aproveitar esse potencial e explorar as redes sociais para vender o seu peixe. Para que esse objetivo seja alcançado com sucesso, o primeiro passo é saber quem é você e onde quer chegar, para aí sim ter certeza qual canal irá atender melhor suas necessidades. Esse é o caso da SmartEvnios, que além de possuir uma plataforma, atua ativamente no Facebook e Instagram. Então para te ajudar, vamos destacar aqui os canais mais famosos e entender como eles funcionam no âmbito comercial.

        Facebook: O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo e é justamente por esse motivo que ele é uma ferramenta potente para fazer vendas online.

Através dele é possível fazer lançamento de produtos, divulgação, entregar conteúdo relevante para seus seguidores, abrir um canal para prestar suporte para os clientes e, até mesmo, fazer vendas. Ele ainda te oferece uma ferramenta, o Facebook Ads, que potencializa a utilização dessa rede. Para utilizá-lo, é necessário que você crie uma Fanpage, assim, os anúncios que você criar serão integrados à linha do tempo das pessoas que te seguem.

        Instagram: Dinâmica e muito visual, o Instagram é uma rede que permite a interação em tempo real com os usuários, uma vez que é possível visualizar os produtos praticamente na hora que você posta uma imagem ou vídeo. O Instagram também possui uma ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem quer atingir uma audiência maior

        Twitter: Essa é a rede para quem quer se comunicar de forma rápida e sucinta. No Twitter, você precisa se comunicar com apenas 280 caracteres, porém nele também é possível publicar fotos, vídeos e até mesmo links para páginas externas, o que permite que você divulgue outros canais de comunicação ou sua página.

        Pinterest: O Pinterest é utilizado para compartilhar imagens. Mais indicados para nichos como design, moda, decoração e arquitetura. Uma maneira de usar o Pinterest para atrair tráfego é criando seu próprio board. Nele, você pode compartilhar seus infográficos, imagens próprias e até mesmo tutoriais explicando como utilizar seus produtos.  Além disso, é possível inserir links em suas publicações nessa rede, o que permite que você direcione os usuários para outras páginas de seu negócio.

        LinkedIn: Lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social com foco em conectar profissionais e não, necessariamente, vender algum produto ou serviço. Usando essa rede, você pode ampliar seus contatos, ou seja, que você faça networking com pessoas que são referência em diversos nichos. E você pode até mesmo investir em anúncios estratégicos para essa mídia.

        YouTube: O YouTube é a rede social de vídeos do Google que conta com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Além disso, hoje, ele é considerado um dos buscadores mais importantes, já que muitos usuários utilizam o YouTube para pesquisar conteúdos diversos. Diferente das outras redes sociais, o YouTube foca apenas em vídeos, um formato interessante e que atrai muita atenção das pessoas por ser fácil de consumir. Com um canal no YouTube, é possível divulgar seus produtos e também tornar-se referência em seu nicho, já que você pode fazer vídeos que eduquem sua audiência e ajudem as pessoas a resolverem pequenos problemas diários relacionados a sua área de atuação.

Agora que você já conheceu detalhadamente cada rede social e quais são suas formas de atuação, vamos te dar dicas para que você comercialize por elas e tenha muito sucesso.

        Descubra quem é seu público e o que ele quer: Saiba idade média, sexo, onde vive e seus comportamentos.

         Defina a sua meta: Saiba de onde irá partir e onde quer chegar com essa nova empreitada.

        Monte um planejamento: Faça um cronograma de ações nas redes. Comece com uma programação semanal e depois que pegar o ritmo, faça um planejamento mensal.

        Tenha ritmo e periodicidade: É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens.

        Crie conexão/relacionamento com o seu público: Interaja com seu público.

Responda os questionamentos dos usuários, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua marca etc.

     Melhore os seus resultados: Meça seu desempenho para saber se suas postagens estão trazendo resultados. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

      Desenvolva ações criativas: Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas.

       Invista em campanhas: Invista em impulsionamento de posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público.

       Amplie as suas redes: Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e no Snapchat, por exemplo

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades.

Aqui na SmartEnvios, você encontra os melhores serviços, o melhor envio e as melhores informações.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.