A embalagem importa… E muito!

Out 21, 2020

O envio de uma carga conta com alguns fatores para ser concluído com sucesso. Muitas vezes, gestores de logística voltam suas atenções apenas para algumas áreas do processo de envio e acabam dando menos atenção para outras etapas. Uma etapa do envio, que é essencial para o sucesso do processo logístico, é o processo de embalo do produto. A embalagem é primordial para boa apresentação e conservação de uma mercadoria, pois seu manuseio é intenso nas principais etapas da logística: armazenamento, movimentação interna e transporte. A partir do momento em que uma mercadoria é preparada dentro da empresa até percorrer todo o caminho para ser entregue ao cliente, é uma embalagem que especifica sua integridade e preserva suas propriedades.Ela evita que o negócio enfrente problemas como perda de produto por rompimento da embalagem,

A importância do pacote se equipara à do item em si, já que sua qualidade seja preservada até chegar às mãos do consumidor. Então, um pequeno descuido pode causar danos para a empresa e também para o cliente. Sendo assim, para garantir ou pelo menos minimizar os riscos de avaria de uma carga, é necessário saber da importância deste processo.

Mas, como se deve proceder para realizar o embalsamamento correto de produtos?

Começamos pela escolha do pool correto para cada tipo de produto. Esse processo exerce um papel fundamental no transporte de cargas, como um pool de proteção, agrupamento e, claro, um facilitador do transporte e armazenamento dos produtos.

Uma empresa consciente e atenta a isso, certamente, está um passo à frente da concorrência, pois já visualizou o quanto isso melhora a qualidade de suas entregas e favorece a satisfação do cliente.

A embalagem escolhida de maneira adequada não só para o sucesso da logística, mas também para toda a empresa, uma vez que é possível que as entregas sejam efetuadas com qualidade e segurança.

Dentro da logística, a embalagem pode ser classificada em grupos. É importante conhecer e compreender o papel de cada um desses tipos, pois isso auxilia na escolha do pool ideal para seus produtos. Os tipos de embalagens são:

1. Primária: A embalagem primária, como o nome específico, é um que tem contato direto com o produto, tornando-se uma das grandes responsáveis ​​por protegê-lo. Alguns exemplos de embalagens primárias são: Cartelas de medicamentos, frascos, pote de vidro, caixa longa vida, entre outras.

2. Secundária: A embalagem secundária equivale a próxima etapa e tem função agrupar diversificados, englobando a embalagem primária. Um bom exemplo é a caixa de medicamentos, que leva dentro dela diversas cartelas.

3. Terciária: A embalagem terciária é a última etapa do processo e tem como função agrupar diversas embalagens secundárias e prepará-las para o transporte. Exatamente por isso, também recebe o nome de embalagem de transporte e é crucial para a correta execução dessa etapa logística.

Tendo o conhecimento dos tipos de embalagens existentes e como elas devem ser usados, você passará para o próximo passo que é a escolha correta da embalagem onde colocar o produto, certo ?! E neste momento, outra atenção é necessária. Por isso, listamos abaixo alguns itens importantes que devem ser levados em consideração quando o momento da escolha da embalagem. Eles são:

  • Embalagem apropriada ao tipo de produto: Algumas das embalagens diferenciadas e, por isso, deve-se atentar às características de cada uma delas.

  • Embalagens sustentáveis: Atualmente, o cuidado com o meio ambiente está cada vez maior. Por isso, a busca pelo uso de materiais que não agridam a natureza é fundamental dentro das empresas. É preciso que cada empresa saiba a importância de suas atitudes no processo de proteção e preservação do meio ambiente.

  • Custo da embalagem escolhida: É imprescindível observar o custo final da embalagem escolhida. Faça uma análise das opções à sua disposição para que possa comparar o custo e o benefício de cada uma delas. Afinal, caso ela seja muito cara, provavelmente sua empresa terá de repassar algum valor ao cliente, aumento do preço do produto.

  • Certificação de qualidade: Verificar sempre se a embalagem possui certificação, caso não tenha, desconsidere o uso do piscina. O órgão que garante essa qualidade é o Inmetro, pois ele realiza testes que comprovam a capacidade de uma embalagem ser utilizada para o fim que promete, resguardando sua mercadoria de danos.

Algo muito comum e inteligente em algumas hipóteses é estudar uma possibilidade de terceirizar o serviço de empacotamento. Algumas empresas têm optado por esta prática, pois além do serviço ser realizado por especialistas, elas economizam tempo, dinheiro, não precisa se preocupar com o armazenamento das embalagens, entre outros processos relacionados ao empacotamento. Vale sempre lembrar que antes de tomar qualquer decisão em um negócio, é importante avaliar uma situação de sua empresa e verificar com cautela a qualidade do serviço oferecido pelo fornecedor que prefere contratar. Ficou clara a importancia da Embalagem para transporte de cargas.
Assim como o valor do produto, frete, cumprimento do prazo de entrega, entre outros itens, a escolha da embalagem correta para envio de um produto e parte fundamental para o sucesso da logística, transporte de cargas e com certeza farão toda diferença para você e seu cliente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.