A boa logística: A estrada correta para o sucesso.

Jun 05, 2020

Um dos pontos essenciais para o sucesso de uma empresa, é a logística, operação integrada que passa por alguns processos que vão desde o armazenamento até a distribuição de produtos de forma racionalizada.

A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e também da melhoria do atendimento das necessidades dos clientes.

Para que bons frutos sejam colhidos pela empresa, a logística deve ser bem planejada, executada e também controlada. É importante entender também que o processo de logística não inclui somente o transporte final, a chamada “última milha” que é o que normalmente se vê, mas também a recepção e o manuseio do estoque de produtos, a preparação do pedido, o envio e, caso necessário, a devolução e a troca.

O desenvolvimento e a implementação de tecnologia, a automatização do processo de envios e a digitalização são algumas das áreas que estão mudando esse setor. As empresas que não conseguem acompanhar as tendências podem vir a enfrentar incertezas e perder vantagens no futuro.

Toda essa responsabilidade fica a cargo dos gestores das empresas, que devem compreender qual o perfil de seu negócio e de seu cliente, podendo assim gerenciar esta área de maneira positiva e inteligente. Na SmartEnvios, o bom desempenho da logística sempre foi um ponto crucial e vem sendo aprimorado desde o nascimento da empresa até o momento atual.


Pontuamos abaixo ações podem auxiliar para uma logística eficaz. Veja alguns pontos:

Pensamentos estratégicos: Organizar rotinas eficazes e inteligentes é uma realidade sempre presente nas atividades de um gestor que tem a intenção de que seu negócio flua sem custos desnecessários. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que ele racionalize todos os processos que envolvem essa rotina. Por exemplo, não raras vezes, remessas que deveriam ir juntas são enviadas de forma separada para uma mesma região, em razão de atrasos ou outros problemas. Esse tipo de situação acaba gerando gastos desnecessários que poderiam ser facilmente evitados. Os gestores da SmartEnvios, já haviam identificado a importância de se fazer uma entrega unificada para seus clientes, por exemplo. Com essa ação, a SmartEnvios contribui para que os colabores das empresas de seus clientes otimizem seu tempo de parada para recebimento de cargas.

Antecipe demandas: O bom funcionamento de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de adaptação e antecipação de demandas.

Tal conduta, por exemplo, evita que os negócios sofram com situações indesejadas, como a ociosidade dos funcionários, maquinário e sistemas, em razão da queda não prevista das atividades se ocorrerem oscilações repentinas do mercado.

De outro lado, dificulta a insuficiência de recursos, sejam materiais ou humanos, para o desempenho das atividades e que pode ser causada por um aumento abrupto nas demandas sobre a empresa.

Estar preparado para situações de anormalidade é, indiretamente, uma maneira de reduzir custos, pois evita que a empresa desperdice recursos.

Foco no cliente: Atualmente, os clientes não estão apenas à procura de empresas que possam ajudá-los a enviar os seus produtos, mas também empresas que demonstrem e comprovem que se preocupam com os clientes. A entrega perfeita está a tornar-se o derradeiro padrão para medir a satisfação do cliente. Estas são encomendas com a combinação perfeita de lugar, produto, tempo, quantidade, qualidade e documentação, além de a entrega ser feita com perfeição ao cliente certo. Em tal ambiente de negócios, o futuro vai pertencer a empresas que possam demonstrar consistentemente a sua adequação e precisão digital ao entregar pedidos. E, claro, na forma como os clientes exigem cada vez mais. Desde os maiores fornecedores de logística aos mais pequenos, o foco no cliente é mais importante do que nunca. Na SmartEnvios, o investimento na melhoria das metodologias internas para responder às necessidades, preferências e exigências dos clientes é um dos lemas da empresa. Nossos executivos são altamente capacitados para atender as demandas de nossos clientes com rapidez e proporcional para eles sempre o melhor envio.  

Automação de processos: Muitos gestores acreditam que o processo de automação gera altos custos, o que realmente pode ser verdade. Porém também é muito claro que automatizar alguns processos é uma das melhores maneiras de promover a eficiência dos processos logísticos. Levando em consideração que ser eficiente é produzir mais gastando menos, é fundamental repensar os benefícios da automatização.

Parcerias: Construir parcerias com diferentes provedores para melhorar o seu desempenho e exceder as expectativas do cliente.

Tecnologia:

Tecnologias estão mudando o cenário do setor de transporte e logística. Espera-se que cresçam vigorosamente nos próximos anos, gerando ainda mais benefícios para as empresas que as consigam implementar. No entanto, algumas dessas soluções ainda não são comuns no mercado e, provavelmente, uma das razões é o preço que lhes está associado. No entanto, estas novas tecnologias permitem trabalhar de maneira mais rápida, eficaz, inteligente e com menos recursos humanos.

Outros exemplos que vão dar outros contornos a este negócio são os sistemas de transporte inteligentes, a tecnologia de automação de processos robóticos ou as soluções preditivas de manutenção e entrega. Este último poderá trazer benefícios e aumentar exponencialmente as vantagens para as empresas de transporte, evitando erros e encomendas perdidas, por exemplo.

Elastic Logistic

Elastic logistics é um novo conceito no ambiente logístico. Refere-se à capacidade de uma empresa de expandir as suas competências logísticas para se adaptar às exigências da indústria em resposta às flutuações do mercado, às preferências dos consumidores e ao ajuste sócio-político.

Principalmente, esse novo tipo de logística consiste em reunir mais canais de distribuição, dando prioridade às entregas e à entrada em novos mercados, incluindo a colaboração com outros agentes de campo, se necessário. Pode ajudar as empresas a obter visibilidade, ligações, melhorar recursos e reduzir custos operacionais.

Graças a essas estratégias de logística elástica, as empresas vão passar a poder responder a variações incertas nas exigências dos clientes. Tais operações vão conferir-lhes uma nova capacidade de planeamento e adaptação a novas situações. Além disso, as vantagens tecnológicas mencionadas no ponto anterior também vão ajudar essas cadeias logísticas a ampliar ainda mais sua elasticidade. As tecnologias automatizadas e flexíveis vão maximizar o impacto da logística elástica – dando-lhes a possibilidade de alcançar um serviço ao cliente de qualidade superior e minimizar os custos.

Esses são apenas alguns dos pontos importantes para atentar e explorar dentro do mundo da logística. Tudo isso e muito mais, você encontra na SmartEnvios, onde temos sempre o melhor envio para você.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.